Páginas

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Falta de médicos em Colombo e em Curitiba

Pedimos socorro aos(às) médic@s cuban@s! Duas pessoas morreram no Pronto Atendimento do Osasco e começou a faltar médic@s também no Maracanã. O PA do Boa Vista ficou sobrecarregado, e ontem até o PA do Santa Cândida tava sem médicos. Precisamos que uma parte d@s médic@s cuban@s venham pra Zona Norte da  Grande Curitiba, por que @s brasileir@s não estão interessados nos salários públicos. 

Por essas e outras sou a favor da universalização do Ensino Superior, para o bem geral da população, mesmo que em  detrimento daqueles que estão preocupados com o risco da queda de seus próprios salários em decorrência do aumento da oferta de profissionais. O bem estar de toda a população está em jogo, e nosso adversário é o monopólio da máfia do diploma. Que em cada bairro de periferia tenhamos no mínimo uma universidade, tal qual é hoje com o Ensino Médio. E que a oferta de estudo online cresça cada vez mais. Aí então não estaremos mais à mercê de uma elite diplomada. #universalizaçãodoensinosuperiorjá!

Abaixo uma imagem que viralizou no face, apesar de eu não ter a intenção de generalizar o caráter dos profissionais de saúde, dada nossa situação(crítica) a crítica áspera vem a calhar e caberá em muitos:


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Abuso e mau uso de autoridade em Colombo

Aumentou o efetivo policial em Colombo/PR, com a criação do 22º Batalhão de Polícia Militar, e aumentaram os problemas causados por abuso e mau uso de autoridade. Muitas pessoas estão sendo agredidas e torturadas por policiais. Falo também de mau uso pois muitas das reclamações dos moradores advém de ações que em primeira análise são um direito do policial, como por exemplo abordagens excessivas e/ou inconvenientes pro cidadão.

Não estou dizendo que prefiro a ausência de efetivo, estou tão-somente publicizando a reclamação de muitos(MUITOS MESMO) cidadãos colombenses, principalmente da região do Osasco, pessoas que iam ou vinham do trabalho ou mesmo da escola são um exemplo recorrente. Muitos(MUITOS MESMO) dizem que estão mais inseguros agora do que quando havia menos polícia, e declaram ter mais medo de polícia do que de bandido. Infelizmente foram maus policiais da própria PM, ou melhor, das Forças Auxiliares do Brasil, que ao longo de suas histórias construiram esse estigma junto ao cidadão da periferia. Como diz uma música do Rappa, "de geração em geração todos no bairro já conhecem essa lição", referindo-se a abordagens criminosas, que perpetuam-se desde o início da invasão do Brasil pelos portugueses, passando pelo Brasil Colônia, pelo Império, pelo tempo da escravidão legalizada, pela República em todas as suas fases e chegando até hoje em pleno século XXI. #basta


________________________________________________________



Abaixo segue relato que fiz no facebook de um abuso que sofri a algumas semanas(este caso específico não tem relação direta com o aumento do efetivo, mas o destino quis que acontecesse nessa época. Quem sou eu pra dizer que é por acaso?):

Dia 11/05/2013, por volta das 22:20, sofri abuso de autoridade de um policial que atua “fora de serviço” em um comércio próximo ao Trevo do Osasco, em Colombo/PR, os moradores daqui o conhecem(inclusive por outros casos de abuso, alguns fiquei sabendo só após denunciá-lo publicamente na comunidade), divulgarei o nome apenas para algumas pessoas e entidades para preservar-lhe do bullying, que não é meu objetivo com este relato. O fato: após um comentário nada ofensivo sobre a variedade de produtos comercializados, ele me mandou sair de seu estabelecimento, de forma estúpida o suficiente para que eu exigisse mais respeito, porém, devido ao fato dele fazer isso já com a mão na arma na cinta, saí sem questionar, ou seja, dei um boi pra não entrar numa briga. Não satisfeito com a desfeita, ele me perseguiu e me deu um tapa no rosto pelas costas, eu já com os pés na rua, além da calçada, a uns 3 metros do estabelecimento, covardia menor das 3 covardias em questão, as outras duas são o fato de ser policial e o fato de estar armado. Parei, olhei pra ele e permaneci de costas para que não houvesse dúvida de que não queria briga. Ele não continuou com a agressão. Denunciei-o nas ouvidorias geral e da polícia civil e militar e na Polícia Civil. Faço este relato pois observei movimentações suspeitas da polícia próximo a mim. Caso eu venha a desaparecer, ser assassinado ou preso “em flagrante”, que o fato acima mencionado seja levado em consideração pelos amigos, entidades, movimentos e mídia, e as devidas providências tomadas. Fiz meu papel cidadão ao denunciar o abuso de autoridade, e quanto maiores as covardias, intimidações e retaliações, que sejam na devida proporção maiores as revoltas, reações e atitudes cidadãs. Abraços apertados à tod@s.

Marcha da Maconha

Domingo(26/05/2013) rolou a Marcha da Maconha em Curitiba(nesse mesmo dia rolou também em Foz do Iguaçu, Blumenau, Fortaleza e São Gonçalo, no total esse ano são 40 cidades no Brasil). O ato reuniu aproximadamente 2000 mil pessoas do início ao fim, com aproximadamente 1000 pessoas saindo em passeata da Boca Maldita em direção à Praça de Skate do Gaúcho, finalizando o ato em frente ao Palácio Iguaçu.

Resumidamente, as principais reivindicações da Marcha da Maconha são a descriminalização do usuário e a regulamentação pelo Estado da produção e comércio da maconha. Atualmente, quem regula a produção e o comércio das drogas ilícitas é o crime organizado, e o Estado lava as mãos de sua responsabilidade. Lava as mãos no sangue do próprio povo, no sangue de policiais, no sangue de pessoas envolvidas com drogas e no sangue de inocentes(entenda-se aqui por inocente quem não é policial e não tem envolvimento com drogas, não estou com isso isentando ninguém de suas responsabilidades cidadãs perante as questões sobre política de drogas e/ou outras questões, quer seja por ação ou por omissão, nem tão pouco acusando ou condenando quem quer que seja).

Essa manifestação acontece mundialmente no mês de maio(salvo exceções), conhecida com o nome internacional Global Marijuana March. Ela começou em 1 de maio de 1999(sábado), com o nome Million Marijuana March, simultaneamente em 31 cidades do mundo, em 11 países diferentes: Estados Unidos, Holanda, Nova Zelândia, Escócia, África do Sul, Inglaterra, Austrália, Canadá, Noruega, República Tcheca e Israel(fonte: http://cannabis.wikia.com/wiki/Global_Marijuana_March_1999). Desde então, já foi realizada em 811 cidades de 72 países(fonte: http://cannabis.shoutwiki.com/wiki/Gmmcities). No Brasil, a primeira cidade a realizá-la foi o Rio de Janeiro, em 2002. Em Curitiba ela é realizada desde 2007, inclusive nos anos em que foi proibida, pois os manifestantes consideravam acertadamente as proibições inconstitucionais, o que foi comprovado pelas decisões unânimes do STF nos julgamentos da ADPF 187 e da ADI 4274.

Para mais informações acesse marchadamaconhacuritiba.org e marchadamaconha.org.


sexta-feira, 17 de maio de 2013

Jornal do Osasco - 4ª edição

Segue links para download da 4ª edição do Jornal do Osasco:

Em pdf:

https://docs.google.com/file/d/0B20kajw-VNW9UF8zb1lnWnF0M0E/edit?usp=sharing

Em docx(não recomendado para linux - para quem usa windows(com word), normalmente ele arruma a configuração, no linux fica bagunçado):
https://docs.google.com/file/d/0B20kajw-VNW9aHY1QlhuWVhqSkE/edit?usp=sharing

Comentários, críticas e principalmente sugestões para próximas edições são bem vind@s. O foco do Jornal do Osasco são assuntos de interesse comunitário, problemas e soluções da região do Osasco. As reivindicações expressas no jornal são encaminhadas aos órgãos competentes e/ou prestados os devidos esclarecimentos.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Reflexão sobre a Marcha Pela Integração

Na 4ª Marcha Pela Integração deixamos claro que poucas dezenas de pessoas podem parar uma cidade, o que leva cidadãos críticos a se questionar: e se na próxima forem centenas? E se forem milhares? Fato é que NÓS FAZEMOS TUDO FUNCIONAR! E também é fato que quando o que fazemos funcionar está servindo para os escravocratas nos roubar e explorar, temos o direito e o dever cívico de parar! Parar algumas ruas e talvez até mesmo todos os ônibus até que eles não aguentem mais e atendam nossas reivindicações! Certas conquistas só chegam com MUITA, MUITA pressão popular. A próxima marcha será daqui a um mês. E se chegar num ponto em que a próxima for daqui a um dia? Quanto tempo a URBS aguenta sem a arrecadação(leia-se sem o roubo) das catracas, antes de ceder à pressão? Camaradas, podemos mudar tudo o que quisermos na nossa sociedade, temos um imenso poder adormecido. Quem ajudará a despertá-lo?

Link do evento no face da próxima Marcha Pela Integração:
https://www.facebook.com/events/464495103628689/

1ª Farofada no Granito

Domingo(5/5/13) rolou a 1ª Farofada no Granito, realizada na calçada de granito do Batel, na Rua Bispo Dom José. Passaram pelo local aproximadamente 300 pessoas, ótimo público para um dia chuvoso. Contrariando o clima no sentido meteorológico da palavra, o clima(no sentido astral da palavra) do ato foi excelente, com os farofeiros misturando harmonicamente protesto político, manifestações artísticas e bom humor. Ficou claro que o povo curitibano e metropolitano não aceitará calado novos absurdos como esse do famoso granito do Batel. Abaixo seguem fotos e um vídeo, no qual este blogueiro aparece seguido do irmão osaskense Marcos Aurélio, cuja companhia na ida e na volta do ato foi permeada de muito Free Style e Beat Box na rua e no busão. No ato também mandei um Free Style junto com um mano e uma mina, se alguém tiver gravado favor socializar.




Link pro vídeo:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=eozZ_ys8u1M#t=7s

Links do evento e da página da forafada no face:
https://www.facebook.com/events/517159088341449/
https://www.facebook.com/FarofadasCuritibaFiscalizandoOPoderPublico

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Relato da 4ª Marcha Pela Integração


A 4ª Marcha Pela Integração aconteceu no dia 27 de abril de 2013, com concentração iniciada por volta das 15h30min em frente ao Terminal Roça Grande. Durante a manifestação realizamos alguns bloqueios na Rodovia da Uva, por períodos entorno de 10 minutos, seguidos de liberação do trânsito. Aproximadamente às 15h40min realizamos o 1º bloqueio em frente ao terminal, com aproximadamente 40 pessoas. Contamos também com 4 faixas e 2 carros de som com microfone, este aberto a quem quisesse falar. Depois deste primeiro bloqueio, iniciamos a marcha sentido Curitiba em aproximadamente 20 manifestantes. Os demais bloqueios foram: próximo à esquina com a Rua Guilherme Weigert, próximo ao ponto de ônibus anterior ao Trevo do Osasco; na lombada logo após este trevo; na lombada próxima à esquina com a Rua Manoel de Carvalho; próximo à esquina com a Rua Arlindo H de Carvalho. Entremeio aos bloqueios, em marcha, ocupamos a pista sentido Curitiba, porém em alguns momentos nos retirávamos para a calçada a fim de liberar o trânsito. Durante todo o percurso o microfone foi utilizado para conscientização e no fechamento do ato, ao último bloqueio, entoamos gritos de guerra e deixamos pré-marcada a próxima marcha para o início de junho, com data exata a confirmar.

Seguem algumas fotos, quem tiver mais, favor adicionar no evento do face: https://www.facebook.com/events/351688574933283/











quinta-feira, 25 de abril de 2013

4ª Marcha Pela Integração

Manifestação contra a tarifa e em defesa da integração dos ônibus

Nossas reivindicações são: 1)Revogação imediata dos aumentos de tarifa de ônibus ocorridos no dia 14 de março último; 2)Abertura da “Caixa Preta” da URBS, para total transparência dos cálculos de valor da tarifa; 3)Congelamento definitivo das tarifas de transporte público coletivo(nos valores praticados antes dos referidos aumentos), com aumentos de subsídios públicos e/ou outras fontes de custeio para cobrir os futuros encarecimentos da tarifa técnica e inclusão de leis específicas acerca disso nas Leis Orgânicas municipais e estadual; 4)Integração total entre todos os meios de transporte público coletivo da Grande Curitiba; 5)Ônibus de interligação entre o Terminal do Roça Grande e o Terminal do Santa Cândida; 6)Unificação dos Cartões-transporte da Rede Integrada de Transporte; 7)Ônibus madrugueiros para o município de Colombo; 8)Passagem a R$1,00(um Real) aos domingos e feriados em todos os ônibus de Colombo; 9)Duplicação da Rodovia da Uva.

Galera, vamos ajudar a divulgar no face o evento e o flyer da marcha, convidar as pessoas nas escolas, universidades, empresas, dentro dos ônibus, na rua, nos botecos, nas baladas, nos templos religiosos e aonde mais for possível, assim conseguiremos reunir um número suficiente de pessoas para uma boa manifestação, que é o primeiro objetivo imediato da marcha, a conquista de todos os demais e a própria continuidade e crescimento da movimentação dependem disso. E obrigado para quem já está fazendo tudo isso ou algo disso, tamo junto!

https://www.facebook.com/events/351688574933283/?ref=14


Jornal do Osasco - 3ª edição

Segue link para download da 3ª edição do Jornal do Osasco:

https://docs.google.com/file/d/0B20kajw-VNW9LThfTmFjWlpsY0E/edit?usp=sharing


A visualização no Google Drive fica zuada, ao fazer o download normalmente arruma, caso continue bagunçado, algumas configurações do layout da página são necessárias:

Margens em todo o documento: superior, direita e esquerda: 0,5cm; inferior: 0,31cm

Tamanho das colunas da 1ª folha:

6,67cm espaçamento 0,5cm
6,67cm espaçamento 1cm
13,85cm

Tamanho das colunas da 2ª folha:

6,72cm espaçamento 0,4
6,72cm espaçamento 1,01
6,72cm espaçamento 0,4
6,72cm

Luta contra o aumento das tarifas e minhas apologias

Salve geral, estamos em plena guerra por um transporte coletivo de melhor qualidade e mais barato. Nessas últimas semanas participei de alguns atos e estamos organizando a 4ª Marcha Pela Integração.

Mas antes de falar sobre eles, preciso fazer minhas apologias sobre o tempo sem escrever(coisa de blogueiro, se desculpar por ficar um tempão sem postar): me acidentei fazendo trilha no carnaval, levei uns 8 pontos na cabeça e sofri traumatismo craniano leve, o que me deixou mais de um mês fisicamente debilitado e 'lesado das idéia'. Diferente de outros acidentes que sofri, este interferiu intensamente nas funções mentais, (já bastante anormais por natureza e convicções, he,he,he). Após leve melhora, as passagens aumentaram e entrei freneticamente na luta contra o aumento e no trabalho com o Jornal do Osasco. Em se tratando de internet, minhas atividades se focaram principalmente no facebook.

Pois bem, os atos de que me lembro de ter participado neste período sem postagens no blog são os que seguem(links dos eventos no face):

Protesto Contra Passagem Abusiva - Organizado principalmente por estudantes do Colégio Santa Cândida, foi realizado ao dia 22 de março, sexta-feira, a partir do meio-dia. Após concentração e ato em frente ao Terminal Santa Cândida, seguimos em passeata até o Terminal Boa Vista pela canaleta, apesar de sermos por volta de apenas 50 pessoas, a energia da galera tava mil grau e o manifesto foi ótimo, culminando com ato em frente aquele último terminal.

Ato Contra o Aumento da Passagem - Organizado pela Plenária da Juventude pelo Transporte Coletivo, foi realizado ao dia 25 de março, segunda-feira, a partir das 11h30min, concentração na Pç. Santos Andrade seguida de passeata até a Boca Maldita.

Ato Contra o Aumento da Passagem de Ônibus - Organizado pela Plenária Popular do Transporte, ao dia 18 de abril, quinta-feira, a partir das 17h, na Pç. Rui Barbosa, o ato contou com a participação de representantes de diversas entidades e movimentos, sendo considerado ato unitário por todos os movimentos contra os aumentos das passagens dispostos a união.

Neste sábado realizaremos a 4ª Marcha Pela Integração, manifestação contra a tarifa e em defesa da integração dos ônibus, a partir das 15h30min em frente ao Terminal Roça Grande. Esta manifestação é organizada pela AMJO e parceiros, ou seja, estou inteiramente comprometido com sua organização.

O trabalho com a 3ª edição do Jornal do Osasco está a todo vapor, inclusive estamos esticando sua circulação até após a Marcha Pela Integração, ato nele divulgado, para depois de então lançarmos a edição de abril/maio.

Por hora essas são as news, algumas nem tão news assim, mais uma vez peço desculpas pelo tempo sem postagens, algo um tanto quanto justificável pelo acima exposto e um tanto quanto passível de repreensão do autor para consigo próprio, sendo ele este mesmo que vos escreve. Até breve.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Posse dos vereadores e do Prefeito interino de Colombo

Dia 1º de janeiro os 21 vereadores eleitos em Colombo tomaram posse. Logo após foi eleita a mesa que irá dirigir os trabalhos no biênio 2013/2014. Foi assim composta: Presidente: Pelé; Vice: Sergio Pinheiro; 1º Secretário: Renato da Farmácia; 2º Secretário: Wagner da Viação; 3ª Secretária: Doliria Strapasson. Imediatamente o presidente Pelé pediu licença do cargo de Presidente e o mesmo foi ocupado por Sergio Pinheiro, que logo após empossou o Vereador Pelé como Prefeito interino até que o caso Beti Pavin seja resolvido. Mais informações sobre a situação da Prefeitura de Colombo no Jornal do Osasco.