Páginas

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Criação de parques e praças nos bairros de periferia

A cada dia temos menos árvores, chão de terra e áreas de floresta em nossa cidade. Nos bairros de periferia a situação é ainda mais grave pois não há planejamento socioambiental. É urgente salvarmos da destruição as áreas de vegetação nativa remanescentes.

No Osasco temos pelo menos quatro áreas que podem ser transformadas em parques municipais: três ficam somente nos Osasco, as popularmente conhecidas como "Florest"(ou "Floresta Encantada"),"Chácara"(ou "Chácara da Paraibópolis", ou "Chácara do Osasco") e a chácara ao final da rua João Esperanceta. Na primeira há uma nascente e um rio com nascente próxima. Na segunda, segundo relatos de moradores, havia uma nascente que fora assassinada. Na terceira há uma nascente, e na propriedade ao lado outra nascente, que está sendo assassinada pelo proprietário com um aterramento, mas ela ainda resiste. A quarta área corresponde à todo o leito do Rio Osasco e afluentes, o que o fará passar por vários bairros, dentre eles Arapongas, Vila Nova, Jd. Curitibano, Osasco, Jd. Curitiba e "Olaria"(como é popularmente chamado o "lado colombense do Olaria"). Fato curioso é que ele adentrará ao parque da "Florest", ou fará divisa com este. Na região do Moinho Velho há pelo menos uma área em vista, conhecida popularmente como "Chácara da GMV". Em algumas destas áreas já realizamos várias vezes mutirões de plantação de árvores, limpeza da área e também de rios, córregos e nascentes presentes nelas. Na prática criamos parques e praças comunitários extraoficiais, inclusive com assentos. Praças devem ser criadas em todos os locais aonde for possível, como terrenos baldios, canteiros de rodovia, etc.

Você pode contribuir com este projeto indicando locais que podem ser transformados em parques ou praças. A natureza agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário