Páginas

sábado, 15 de setembro de 2012

Limpeza e preservação de rios, córregos, nascentes e matas ciliares

Não é promessa, é luta!

Em 2004 iniciamos um trabalho de restauração da mata ciliar do Rio Osasco, e tudo o que fizemos foi destruído pela prefeitura com um crime ambiental chamado "canalização", que consiste na real em um sepultamento fluvial, e o dano seria ainda maior se não impedíssemos o prefeito de continuar com o assassinato do rio. Acionamos a Polícia Florestal que o notificou. A defesa do Rio Osasco é uma de nossas principais bandeiras. Conseguimos barrar o seu sepultamento em 2005 e no mesmo ano iniciamos um abaixo-assinado reivindicando uma série de medidas socioambientais em favor dele.

A prefeitura, empresários com interesses obscuros e egoístas, e muitos aproveitadores com interesses questionáveis, se aproveitam da falta de informação da população tentando convence-la de que a canalização é a melhor alternativa contra alagamentos. Mentira. A única solução humanamente aceitável é a revitalização do rio. Leitos altos e com mata ciliar impedem as enchentes. Tratamento de esgoto acaba com o mau cheiro, e no médio e longo prazo, a vida volta a aparecer no rio, inclusive peixes, e nós poderemos novamente nadar nele, ou no mínimo perder o medo de encostar em suas águas. Se o Rio Tietê pode, o Rio Osasco também pode.

Além de nossas atitudes pontuais de plantação e limpeza de mata ciliar, também limpamos algumas vezes o leito de um afluente do Rio Osasco, em uma bacia localizada em uma área de remanescente florestal, a famosa Florest. Ali também catamos o lixo de toda a área, ato que realizamos diversas vezes neste e em outros locais. Um dos objetivos alcançados foi a possibilidade de submersão e até natação em uma bacia com água vinda de uma nascente próxima, com água limpa em pleno subúrbio metropolitano. Uma pequena grande vitória.

Muitos moradores do Osasco, principalmente as crianças e os jovens, sentem falta de poder nadar nos rios. Eu sinto muita falta disso. Nossa condição humana exige isso. Os antigos contam que nadavam, pescavam e até bebiam água nestes rios. Me dá tristeza e revolta ser impedido de entrar nas águas dos rios pela poluição, mantida principalmente pela ingerência socioambiental da prefeitura e do governo.

A água potável é um bem de valor inestimável, me dá muita tristeza e revolta ver os rios todos poluídos, nascentes assassinadas e todas as barbáries que vêm sendo cometidas contra as águas. Já temos sofrido com o racionamento, e em muitos lugares do mundo a sede mata, a falta d'água só aumenta dia após dia. Se quisermos assegurar que no futuro tenhamos água para beber(e para cozinhar, lavar, banhar, etc), precisamos cuidar disso hoje. Nós já lutamos por isso. Venha você também lutar ao nosso lado, e juntos mataremos a sede da nossa e das futuras gerações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário