Páginas

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Incentivo às Associações de Moradores

O que já fizemos e o que precisa ser feito?

Durante o ano de 2002 travamos conhecimento da ausência de uma associação de moradores no Jardim Osasco e região, moradores mais antigos nos informaram que a antiga associação estava inativa e com pendências fiscais. Iniciamos as movimentações para fundar uma nova associação, porém em 2003 prestei o serviço militar, então realizamos as correrias de pré fundação no início de 2004 e fundamos a AMJO - Associação de Moradores do Jardim Osasco e Região, dia 20 de junho de 2004. 

Sou associado fundador e atual presidente da AMJO, desde sua fundação temos realizado as mais diversas atividades em prol da comunidade, reivindicações junto aos poderes públicos, o RAPPAZ, a Marcha Pela Integração, o Projeto Ibejis, plantação de árvores, mutirões de limpeza em áreas de floresta, limpeza de rios, córregos, nascentes e matas ciliares, prática da tradição da distribuição de doces para as crianças no dia de Cosme e Damião e no Dia das Crianças, etc.

O vereador deve promover o apoio municipal às associações de moradores, de forma que a prefeitura elabore um cronograma de entrega de sedes próprias e apoie os projetos desenvolvidos por elas. Os presidentes das associações de moradores realizam um trabalho de vereador voluntário, de assistente social voluntário, e outros tantos voluntarismos. O vereador deve lutar para que a prefeitura garanta que eles tenham condições de geração de renda nas próprias comunidades, criando as condições necessárias para esta dupla jornada diária de corrida pelo sustento e pela comunidade. Precisamos valorizar as associações de moradores para que elas funcionem da melhor maneira possível, elas são a manifestação organizada da democracia direta e do socialismo comunitário, são a organização mais próxima da realidade dos cidadãos de suas respectivas regiões, são o ponto de aglutinação e convergência dos moradores independente de religião, partido, time de futebol, sexo, etnia, idade, etc, enfim, o que mais pode se aproximar daquilo que nossos ancestrais tinham, que em uma definição tupi, com traduções para as mais diversas línguas, é chamado de Maloka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário